quarta-feira, 24 de abril de 2013

Entrevista de emprego sem medos de acertar - Fonte Blog do Jex


Ao disputar uma oportunidade de trabalho é necessário estar preparado para uma entrevista. O processo seletivo requer do candidato algumas recomendações básicas que podem aumentar sua chance de ficar com a vaga. Veja um resumo dos principais requisitos para que sua apresentação seja um sucesso. 
No livro ‘Criando o Próprio Futuro’ do autor Simon Franco, ele cita que as empresas costumam contratar alguém pelo que tem (competência técnica), pelo que é (competência humana) e pelo que apresenta (competência da imagem). Ainda que você seja excelente no que faz, mas se houver um descuido na sua maneira de vestir e dependendo da cultura da empresa você pode perder a vaga.
Então anote as dicas mais importantes observadas pelos entrevistadores:
• Cuide do seu vestuário. Nada de exageros com acessórios ou roupas extravagantes.
• Postura artificial é percebida de longe. Aja naturalmente. Pior coisa que tem são pessoas que parecem robotizadas ou com respostas decoradas. É facílimo de descobrir isso. Fique calmo e seja você mesmo.
• Demonstre conhecimento com firmeza e clareza. Use da sinceridade se não souber de algo, mas jamais minta.
• Muito cuidado para não aparecer arrogante, extremamente tímido ou metido a engraçado. Tenha bom senso.
• Demonstre interesse e atenção à entrevista. Responda e olhe nos olhos do interlocutor e pergunte o que achar necessário, mas cuidado para não querer tomar o lugar do entrevistador.
• Cuide da sua postura. Seus gestos e seu olhar devem demonstrar segurança, confiança, coragem e determinação.
• O que causa uma imagem negativa: mascar chicletes, óculos escuros durante a entrevista, boné, brincos para homens e brincos e acessórios exagerados para as mulheres, barba por fazer, cabelo desarrumado, maquiagem excessiva, roupas muito curtas para mulheres, camisetas regata, chinelo, tênis velho, roupa suja, suor ou hálito muito forte, chulé, tatuagens explícitas, gírias, falar mal de outras empresas ou de chefes anteriores, postura inadequada dentre outras séries de cuidados.
Essas recomendações parecem óbvias, mas por incrível que pareça muitos candidatos ainda comentem esses erros básicos. Use sempre do bom senso e verifique a cultura da empresa. Algumas podem permitir que você esteja mais despojado, mas outras são extremamente inflexíveis com relação à maneira como você se apresenta. É importante ficar atento aos detalhes porque o mercado de trabalho é exigente e precisa de pessoas Competentes, Pró-ativas, Justas e EXcelentes, ou seja, profissionais CPJEX. 

Sucesso e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário